Diversas cidades brasileiras têm manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) agendadas para esta 3ª feira (7.set.2021). O chefe do Executivo pretende usar a data para uma demonstração de força nas ruas. Ele disse que vai comparecer a protestos em Brasília e em São Paulo.
Ao menos 70 atos foram convocados por movimentos bolsonaristas. Os principais deles, que contarão com caravanas de outros estados, são:
Brasília, em frente ao Congresso Nacional, às 10h;
São Paulo, Avenida Paulista, às 14h;
Rio de Janeiro, Avenida Atlântica, às 10h.
Entre as principais pautas dos manifestantes estão: liberdade de expressão, impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), voto impresso, entre outras.
GOLPE
Desde que os atos passaram a ser compartilhados nas redes sociais, a busca pelo termo “golpe 7 de setembro” disparou no Google, segundo o Google Trends.
Bolsonaro, no entanto, rechaça a possibilidade de golpe. “Muitos querem que eu tome certas medidas. Eu acredito, creio, que nós vamos mudar o destino do Brasil e tenho certeza dentro das 4 linhas da nossa Constituição“, disse ele.
A apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, o presidente zombou das suspeitas de que estaria articulando um golpe para o Dia da Independência. “Estão dizendo que quero dar golpe. São idiotas, já sou presidente“, falou o chefe do Executivo.
O presidente também afirmou que os atos desta 5ª devem ser “extremamente pacíficos“. As manifestações terão revistas e um esquema especial de segurança. Os prédios do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso Nacional, em Brasília, também terão a segurança reforçada.