Desde o mês de novembro, os frequentadores da UFRN podem presenciar a floração dos ipês plantados no Campus Central, modificando as cores do ambiente em tons de amarelo e roxo. O show da natureza resultou em diversos elogios, não apenas da comunidade universitária, o que trouxe destaque para os serviços de arborização e jardinagem realizados pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA).
Com alguns deles localizados na rua da Reitoria, a presença dessa espécie, também conhecida como Craibeiras, oferece benefícios não apenas por suas propriedades medicinais, mas também por trazer mudanças para o ambiente e estimular as pessoas a diminuir o ritmo para contemplar o desabrochar das flores.
Por enquanto, a UFRN possui dezenas de ipês amarelos plantados, mas já existe um trabalho de plantar outras variações do ipê, dessa vez nas cores rosa, roxa e branca. Essas duas últimas foram plantadas no dia 1º de dezembro deste ano, no estacionamento do Museu de Ciências Morfológicas.
Os ipês de Ceará-Mirim
Quando vamos para a capital do estado, Natal, o percurso nos encanta pela floração dos ipês amarelos que deixam o vale do Ceará-Mirim ainda mais belo. No resquício da mata atlântica, parte que se estende da BR-406 até a região litorânea, a formosura dos ipês podem ser vistas em abundância.