Em mais uma sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira, 30 de abril, na Câmara de Vereadores de Maxaranguape, requerimento de grande importância para a comunidade praieira de Maracajaú, tendo como autora, a vereadora Albanita Saturnino, onde a mesma requereu em plenário, a instalação de torre de telefonia móvel para a praia de Maracajaú, tendo como a mesma solicitado ao Poder Executivo, esta interferência.
Entretanto, o líder do governo, vereador Nequinho, não realizando nenhum tipo de parecer técnico, e sim uma defesa do poder executivo e não da comunidade, bem como explanou a importância da instalação desta torre, tanto em Maracajaú, como em demais áreas do município, mas acabou votando contra o requerimento da vereadora Albanita, sendo também acompanhado pelos vereadores: Bidinho, Nildinho, Weliton, Daia Sobrinho, Deize Paiva e Carla Lopes.
Um dos trechos na fala do líder do governo, que ele diz o seguinte, "NÃO É COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO EM INSTALAR ESTE TIPO DE SERVIÇO NA COMUNIDADE", relatou o mesmo em sua fala na sessão de hoje.
Vamos agora conhecer um bom exemplo da prefeitura São Desidério, onde o prefeito Zé Carlos, instalou com recursos próprios uma torre de telefonia móvel, vejam abaixo a matéria divulgada no site da Prefeitura de São Desidério.
---------------------------------
A população do distrito de Sítio Grande, a 15 km da sede, desde o mês de outubro do ano passado que se encontrava sem comunicação. Pensando na coletividade e em garantir este serviço de qualidade aos moradores do distrito, a Prefeitura Municipal com recursos próprios construiu a base da torre e instalou a antena para a transmissão do sinal 3G da operadora Vivo, com cobertura de 100% de todo o distrito.
Os moradores comemoram a chegada permanente do sinal de celular, como a comerciante, Diva Pereira que reside no distrito, e tem familiares na sede. “Tenho irmãos e sobrinhos que moram na cidade e nós ficamos preocupados, sem saber notícias, e o que me causava ainda mais preocupação era no caso de doença, nos dias de hoje não podemos mais viver sem a comunicação. O sinal está ótimo, limpinho, sem ficar caindo”, declara.
Uma das metas do Plano de Governo do prefeito Zé Carlos é garantir que toda a população tenha acesso à comunicação. Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito está buscando meios de viabilizar a cobertura de telefonia celular para os povoados mais afastados da sede. “Eu quero que na nossa cidade todos tenham acesso à saúde, à educação. Eu quero mais qualidade de vida, e a comunicação é um item muito importante neste processo. Quem mora em áreas sem cobertura de celular sabe o quanto é difícil. A implantação desta torre é de grande relevância para a população do Sitio Grande, uma vez que este sinal é permanente e a torre é do município e instalada em área pública e não como antes que ficava em local cedido, é um serviço do povo, para o povo”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito está em fase de estudo outros projetos para expandir o serviço de telefonia móvel para as localidades mais distantes, o vice-prefeito, Zé Barbosa também falou sobre a importância deste serviço. “Sítio Grande assim como os demais locais da zona rural merecem e no que depender desta gestão vão estar conectados, pois comunicação é essencial. Propiciar um novo meio de comunicação é muito importante. O celular vai aproximar as pessoas, os familiares e é muito útil em um momento de emergência”, disse Zé Barbosa.
Texto: Diego Souza
Foto: Rodney Martins
A verdade é que isso não passa de boicote partidário a frente dos interesses da população, representantes colocando questões políticas como prioridade.