noticias660 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Cidade

Ex-prefeita Núbia Costa participou do Programa Bate Papo na Litoral FM 87.9 Maracajaú

Publicada em 08/05/21 às 16:54h | Jornal O Litoral  | 94 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Ex-prefeita Núbia Costa participou do Programa Bate Papo na Litoral FM 87.9 Maracajaú
 (Foto: Jornal O Litoral)


A ex-prefeita Núbia Costa, concedeu entrevista no programa Bate Papo na Litoral FM 87.9 Maracajaú, deste sábado, 08, ao apresentador e comunicador Iran Júnior.

A participação no programa da ex-prefeita do município de Maxaranguape, foi de suma importância, pois em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Maxaranguape, a mesma recebeu uma homenagem de reconhecimento pelos serviços prestados ao município em sua gestão 1997-2020, tendo como propositora da homenagem, vereadora Albanita Saturnino.

Segue abaixo a biografia lida em sessão solene da ex-prefeita Núbia Costa:

Núbia Maria de Lima

Primeira Prefeita de Maxaranguape – 1997/2000


Núbia Maria de Lima, filha do senhor Pedro de Lima(in memória) e Maria Alves de Lima, ele, Militar do Exército Brasileiro, ela, do lar, nasceu em 19 de junho de 1954, na Policlínica, Natal/RN, sendo a quinta filha de seis irmãos(Nilza, Nilzeni, Norma, Jorge Eduardo, Núbia e Helena). Mãe de dois filhos(Charles Alexandre e Suênia Aleksandra), avó de cinco netos(Alexandre da Costa Júnior, Antônio Costa Neto, Alana Costa, Sara Costa e Laura Valentina) e dois bisnetos(Artur Vitor e Maria Laura). Continua morando em Maxaranguape município que a recebeu e adotou com hospitalidade e a fez primeira mulher Prefeita. 

A senhora Núbia Lima chegou ao município de Maxaranguape, inicialmente para gozar de suas belezas naturais em época de veraneio entre as décadas de 1970/1980 e logo tratou de fincar sua âncora apaixonando-se pelo seu povo que, em um futuro breve lhe elegeria prefeita do Município.

Em Natal, aonde sempre trabalhou na área social, foi servidora do MEIOS em vários governos do Rio Grande do Norte, ao lado de Primeiras Damas, levando assistência social a pessoas carentes do Estado. Nesse hiato, a senhora Núbia aproveitou suas amizades para nos finais de semana levar a Maxaranguape, várias ações a pessoas que precisava. Todo seu trabalho contou com a participação do seu ex esposo, Antônio Costa. Hoje, realiza trabalho voluntário na Liga Norte-rio-grandense contra o câncer.

Quis o destino que na eleição municipal de 1996, Núbia Lima fosse escolhida candidata a prefeita pelo Partido Progressista Brasileiro(PPB), conseguindo se eleger em um dos pleitos eleitorais mais disputado e memorável da terra da Árvore do Amor. A campanha foi marcada pelo forte apoio popular que, no transcorrer mostrava entusiasmo e carinho à candidata.

Eleita, diplomada e empossada, os desafios a aguardava, e suas soluções também. O primeiro e logo superado no primeiro mês de gestão, foi retirar o funcionalismo público de Maxaranguape do pagamento que recebia a menor que o salário mínimo. Em janeiro de 1997, Núbia começava a pagar o salário mínimo a todos os servidores, fazendo assim justiça social aos que não podiam receber abaixo do mínimo. Eis, portanto, a implantação da política de salário mínimo no Município.

Com uma equipe que trabalhava, sem medo e pressão psicológica, a gestão Núbia, em que pese alguns equívocos, como todas as gestões públicas, inclusive, as atuais, os objetivos e propósitos planejados para se iniciar em Maxaranguape uma nova era, teve o seu ponta pé inicial.

Neste dia em que a câmara municipal de Maxaranguape homenageia as Mulheres em alusão ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 8 de março, em síntese, vale a pena deixar registrado alguns feitos do governo da senhora Núbia Lima entre o quadriênio 1997/2000.

No setor de habitação, o primeiro conjunto habitacional de Maxaranguape foi construído em Maracajaú. Transformou-se o ‘Mela’ em Conjunto Vila Nova, um sonho que se tornou realidade àqueles moradores. Ainda nessa área, se iniciou o projeto de erradicação de casas de taipas no Município construindo-se várias casas populares em alvenaria nas praias, sede e distritos.

Limpeza urbana, cuidados e embelezamento de praças eram uma constante da gestão Núbia. Na saúde, logo foi providenciado ambulâncias para atender a população, bem como, remédio gratuito pela farmácia básica. Na educação, realizou o pensar educação no Município, descentralizou a compra da merenda escolar, democratizou as escolas, promoveu grande jornada pedagógica com a presença da Delegada Regional do Ministério da Educação, doutora Mirian – iniciava-se em 1997 o decênio de criação e implantação do FUNDEF, hoje FUNDEB; realizou concurso público, aliás, o último que Maxaranguape realizou há mais de 30 anos.

Na segurança pública, a gestão Núbia deu toda assistência a Polícia Militar, com convênio celebrado em Prefeitura e Governo do Estado. Na cultura, realizou a I FOLCULTURA, mobilizando todas as escolas da sede e distritos, valorizando e mostrando riquezas e potenciais que Maxaranguape dispõe nessa área.

Para não dizer que não se falou de flores, o governo Núbia pensou e planejou estrategicamente a geração de emprego e renda. É o responsável até hoje, pelo início da cadeia produtiva do turismo em Maxaranguape. Com o potencial turístico que tem, o governo Núbia tratou de abrir aos empreendedores do setor, oportunidade para que os empregos chegassem ao Município. As empresas, Maracajaú Diver, pioneira, Corais de Maracajaú, Cidade Bela, Portal de Maracajaú e Manoa Parque, todas receberam devida atenção do governo que, tinha suas atenções voltadas ao desenvolvimento sustentável. ‘A Galinha dos ovos de ouro’, o Parracho de Maracajaú, um dos principais atrativo turístico do nordeste brasileiro, recebeu do governo Núbia a devida atenção para avançar com sustentabilidade. 

Sendo a primeira Prefeita mulher de Maxaranguape, Núbia Lima, com todas as dificuldades, ruídos e imperfeições, deixou seu legado para as futuras gestões.

O tempo é o senhor de tudo. A história jamais pode esquecer os seus personagens.

Obrigado pela oportunidade que os senhores e senhoras vereadores e vereadoras nos prestam pelo importante do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que tanto celebrei e promovi com a minha equipe.

Obrigado,

Deus abençoe todos nós! 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Irmão João de caiana

08/05/2021 - 17:56:27

Sra.Nubia meus parabéns,foi uma excelente prefeita.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Jornal O Litoral
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (84)99482-9967
Visitas: 306334 Usuários Online: 209
Copyright (c) 2025 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação