O Prefeito de Ceará-Mirim foi às redes sociais explicar à população a falta de insumos e questionar o por quê do município ter recebido menos vacinas que outras cidades de menor porte.
A Prefeitura de Ceará-Mirim, na região metropolitana, alega que outros municípios com população menor estariam recebendo mais doses, proporcionalmente, do que a cidade.
A Secretaria de Saúde fez diversos pedidos para recomposição de insumos (seringas), visto que o governo do estado é o responsável pelo suprimento dos municípios.
O Prefeito constitucional do município de Ceará-Mirim cobra maior agilidade na distribuição das vacinas, visto que a população quer se vacinar e o município está apto a efetivar a aplicação nos cidadãos. Reportagens mostram a lentidão no repasse de vacinas do governo do estado para os municípios. O RN está em último lugar nesta distribuição.
Veja íntegra da mensagem do Prefeito Júlio César em suas redes sociais:
Bom dia a todos
Passando para esclarecer que o Governo do Estado é o responsável para comprar e enviar as seringas aos Municípios para vacinação, seja das vacinas de rotina seja das vacinas da COVID, sendo que fazem dois meses que o Governo do Estado do RN não está enviando as seringas, prejudicando a vacinação de rotina e a população.
Já solicitamos várias vezes as seringas e não fomos atendidos. A população chega nos Postos de Saúde e não consegue ser vacinada e coloca a culpa no Prefeito, que não é o culpado. Deram a previsão de solucionar a questão agora em Julho. Todos os Municípios do Estado estão sofrendo com essa situação. O Governo do RN ficou de emitir uma Nota Explicativa a População para que a culpa não recaia sobre os Prefeitos.
Vacina contra COVID-19
Fiz questão de dizer nas reuniões que participo que: 'A população está na expectativa para ser vacinada e os municípios estão prontos para vacinar. Precisa que o Governo do Estado dê maior celeridade na entrega das vacinas aos municípios e principalmente seja mais transparente nos critérios utilizados para chegar ao quantitativo distribuído'.
Tem municípios menores que Ceará-Mirim, por exemplo que receberam 20% a mais de vacinas que o nosso. Isso precisa ser bem esclarecido.
Sem falar que circula na imprensa desde ontem levantamento que aponta que o Estado do Rio Grande do Norte está em último lugar na distribuição das vacinas. Isso é preocupante. A cada minuto que deixamos de vacinar uma vida pode ser perdida.
Fica aqui o nosso apelo para que essas questões sejam resolvidas e que sejam adotadas as providências para que a vacina chegue o mais rápido possível a população. A vida é o maior patrimônio que nós temos. Estamos correndo contra o tempo.
O Governo Federal adquiri as vacinas e os Municípios aplicam na População. O papel do Estado é de receber as vacinas do Governo Federal e de repassar aos Municípios junto com as seringas para que a vacinação ocorra. Como disse recebo com preocupação a informação que o Estado do Rio Grande do Norte está em último do Brasil, no quesito velocidade na distribuição. Isso tem que mudar. Sem esquecer das seringas que é importante que a situação também seja resolvida.
Blog 30zero7