A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, no último dia 03, a criação de mais três delegacias especializadas em atendimento à mulher vítima de violência no Rio Grande do Norte. Uma dessas será implantada em Ceará-Mirim.
As DEAM´s (Delegacias Especializadas em Atendimento á Mulher) são unidades especializadas da Polícia Civil para atendimento às mulheres em situação de violência. As atividades das DEAM's têm caráter preventivo e repressivo, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, as quais devem ser pautadas no respeito aos direitos humanos e nos princípios do Estado Democrático de Direito (Norma Técnica de Padronização - DEAM's, SPM:2006).
A Delegacias Especializadas em Atendimento á Mulher que será criada em Ceará-Mirim é fruto de uma emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides (PT).
Além de Ceará-Mirim, as cidades de São Gonçalo do Amarante e Macaíba também ganharão uma unidade de combate a violência contra as mulheres. Os três municípios estão situados na Região Metropolitana de Natal.
Em agosto, a governadora Fátima Bezerra (PT) já havia anunciado a implantação de outras quatro DEAM´s nas cidades de Assu, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros, o que representa o aumento de unidades em apenas dois anos e meio de governo.