Com pouco tempo para montar uma nova estratégia, os comandantes das equipes ainda tentam juntar aos elencos os atletas que estavam em tratamento ou que por motivo de suspensão, não puderam estar em campo no confronto anterior. Nesse quesito o ABC tem mais a ganhar, porque o treinador Fernando Marchiori já tem assegurado os retornos do goleiro Pedro Paulo e do volante Erick Varão. Além disso, aguarda a palavra final do médico Roberto Vital quanto a possibilidade de aproveitamento do meia Allan Dias, que vem tratando de uma lesão no tornozelo há uma semana.
No lado Alvirrubro a expectativa é saber se Leandro Sena poderá contar com o retorno de Allef, que se transformou numa espécie de coringa da equipe, podendo atuar tanto no meio-campo, quanto na lateral-direita, setor onde a equipe teve bastante trabalho no primeiro jogo da final, e muito bem explorado por Fábio Lima, que levou vantagem no confronto contra o garoto Rodrigo, que principalmente na etapa inicial, deu mostras, assim como boa parte da equipe, que sentou o preso da decisão.
Leandro Sena sabe que não poderá deixar a equipe repetir a brusca queda de produção da equipe neste segundo duelo. O ambiente estará totalmente favorável ao adversário, que empurrado pela torcida pode criar problemas irreversíveis para o Alvirrubro. Por este motivo ele optou trabalhar bem o lado psicológico do grupo, com a finalidade de entrar focado no jogo e mais alerta às investidas abecedistas.
"A gente não fez um bom primeiro tempo. O grupo sentiu um pouco a ansiedade da decisão, não estávamos concentrados e a equipe do ABC foi superior. No segundo tempo conseguimos equilibrar a situação, conseguimos realizar um jogo forte, como o América está habituado a fazer e acredito, até, que poderíamos ter saído com a vitória. Assim é que devemos nos comportar no Frasqueirão", destacou o comandante alvirrubro.
Os trabalhos de ontem foram fechados tanto para imprensa quanto para os próprios torcedores. Sena preparou mais algumas jogadas ensaiadas, visando voltar a surpreender nas bolas paradas, que foi o caminho para o time encontrar o empate no confronto anterior.
Marchiori elogiou o comportamento abecedista, emitindo sinais de que não deve modificar o esquema tático, se tiver a oportunidade vai alterar apenas algumas peças para promover a volta de alguns titulares. O esquema de três zagueiros, conseguiu conter boa parte das investidas americanas e só não recebeu nota máxima pelas falhas que redundaram nos dois gols sofridos, um após a cobrança de uma falta e outro num pênalti considerado infantil.
O setor ofensivo, na visão de Marchiori, também soube produzir bem, deixando a defensiva adversária nas cordas em diversos lances. As falhas ocorreram na maior parte no momento das finalizações. "Tivemos uma postura muito boa no decorrer da partida. No primeiro tempo tivemos um controle total da partida e nos faltou ter mais tranquilidade na hora da definição. Na segunda parte, conseguimos encaixar alguns contra-ataques, tivemos oportunidades claras e não aproveitamos. Isso acontece, temos de ter mais frieza na conclusão final. Se isso tivesse ocorrido, o ABC teria deixado o campo com um resultado positivo", frisou.
ABC: Melhor do “Mago” está por vir
Kelvin, Fábio Lima e Allan Dias. Todos são atletas considerados importantes e possuem uma.bela parcela de participação nos 45 gols marcados pelo ataque do ABC no Campeonato Estadual, mas para o torcedor abecedista, nenhum desses nomes tem maior poder de desequilibrar na decisão e garantir o 57 título potiguar para galeria de troféus alvinegro, que o "mago Wallyson", como eles costumam se referir aí camisa onze.
Apesar de ter números bem expressivos em confrontos contra o maior rival, na temporada de 2022, o atacante ainda está devendo uma boa atuação no clássico. Sua melhor participação ocorreu no primeiro jogo da final, mas a sorte não estava ao lado dele, tanto que perdeu um gol que não está habituado a desperdiçar quando tem a oportunidade de ficar frente a frente com o goleiro adversário.
Apesar de ter enfrentado dificuldade na temporada e de ter balançado pela última vez a rede de um adversário no dia 13 de março, na derrota para o Potiguar, em Mossoró. Nada abala a confiança do torcedor no maior ídolo do clube na era Frasqueirão. A massa abecedista acredita que o melhor do Mago sempre estar por vir, ainda mais em se tratando de clássico, um tipo de jogo que o atacante não costuma decepcionar.
O jejum de gols de Wallyson que completa um mês justamente hoje, chega num momento considerado delicado, uma vez que a decisão acontece hoje.
América aposta na força do “Tanque”
Wallace Pernambucano é a aposta dos torcedores americanos que desejam voltar a soltar o grito de "é campeão", com mais uma conquista do título estadual. O jogador que teve a primeira passagem pelo clube em 2020, onde chegou com o cartaz de artilheiro, vem comprovando a aposta da diretoria e correspondendo a expectativa da massa alvirrubra. Nós cinco clássicos realizados na temporada, ele balançou abecedista em três.
Por essa condição foi batizado pelos americanos como o carrasco abecedista. O jogador que teve dificuldade para entrar em forma devido a uma lesão que vinha atrapalhando o desempenho dele, desde que disputou o Brasileiro pelo Santa Cruz-PE, se recuperou e continua sendo uma das apostas de Leandro Sena para furar a forte defesa do ABC hoje.
Em sua primeira passagem pelo América, o atacante entrou em campo 43 vezes, marcou 19 gols e deu cinco assistências. Em 2021, quando ficou apenas a primeira parte do calendário em Natal, ele atuou 16 vezes, marcou 14 gols e deu quatro assistências. Esse ano, devido aos problemas que forçaram o atleta a ficar de fora de algumas partidas, ele também já participou de 16 confrontos, tendo marcado oito gols, sendo que três deles ocorreram justamente contra o ABC, rival mais uma vez hoje, valendo o título estadual.
Troféu Marinho Chagas será entregue hoje
O Sistema Tribuna do Norte de Comunicação (Jornal Tribuna do Norte, Portal Tribuna do Norte e Rádio Jovem Pan News Natal) irá premiar o CAMPEÃO ESTADUAL 2022 com o troféu Marinho Chagas, trabalho do design gráfico Iran Araújo. A 93.5 FM fará uma cobertura especial da final, começando logo pela manhã com a participação especial do Editor de Esportes da TN e comentarista da PAN, Itamar Ciríaco. À tarde (16h) Tribuna Esporte Especial da Final. E depois a equipe completa com Ivan Nunes e Ícaro Carvalho estarão ao vivo do Frasqueirão, desde às 19h30.
“O campeão potiguar de 2022 receberá prêmio nobre: por iniciativa do Sistema Tribuna de Comunicação (Jornal e Portal Tribuna do Norte e Rádio Jovem Pan News), será entregue o troféu Marinho Chagas a quem levar a melhor na disputa entre ABC e América. A iniciativa do Sistema Tribuna do Norte, à frente o seu comandante Flávio Azevedo, não se limitará a este ano. O troféu será entregue todo campeonato ao vencedor do estadual, gesto de reconhecimento à maior instituição humano-esportiva do Rio Grande do Norte”, escreveu recentemente, em sua coluna na Tribuna do Norte, o jornalista Rubens Lemos Filho, que também faz parte da equipe da Jovem Pan News Natal.
PM vai fazer o controle dos acessos
A Polícia Militar, mesmo sendo um jogo de torcida única, vai montar um forte aparato de segurança na final entre ABC x América, no estádio Frasqueirão. O controle da entrada dos torcedores nos portões A,B e C será rígido e assim que bater o público de 15.085 torcedores dentro da praça esportiva, a entrada do público será suspensa. Se a meta de público for batida, essa será a decisão com o maior número de torcedores dos últimos anos, segundo o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo.
Por solicitação da Polícia, o setor de credenciamento da imprensa sairá do portão que fica abaixo do Módulo 4, como vinha acontecendo, e passará o acesso situado ao lado do Portão B do Estádio Frasqueirão, como acontecia durante a Série C 2019.
A diretoria abecedista salienta que devido ao grande público que previsto, com ingressos já esgotados, só será permitida a entrada no estacionamento reservado aos conselheiros.