Neste domingo (26) o PT de Ceará-Mirim realizou encontro municipal para deliberar sobre quem o partido apoiará para prefeito no pleito de 2024. Duas propostas foram colocadas na mesa: uma de apoio à pré-candidatura de Antônio Henrique (PSD), ligada ao grupo político do prefeito Júlio César (PSD), e outra de apoio a pré-candidatura oposicionista do atual vice-prefeito Marcílio Dantas (PP). A proposta de apoio do PT ao nome de Antônio Henrique foi apresentada e defendida na reunião pelo militante petista Dedé Luz, enquanto o presidente municipal do PT, Bruno Vital, defendeu a proposta para que o partido marche com Marcílio. Depois de uma votação polêmica, os petistas deliberaram pelo apoio a Marcílio.
A decisão do PT de apoio ao nome de Marcílio não deverá ter qualquer efeito prático. É que o PT integra a Federação Brasil da Esperança juntamente com o PV e o PCdoB. Nesse contexto, o PV e o PCdoB divergem do PT e já anunciaram apoio à pré-candidatura de Antônio Henrique. Com isso, o PT obrigatoriamente terá de acompanhar o PCdoB e o PV no apoio ao candidato do PSD.
É bom ressaltar ainda que a aliança do PT com o PSD em Ceara-Mirim tem o aval da governadora Fátima Bezerra. E deverá ser ratificada pela Executiva Estadual do PT, seguindo o estatuto da Federação Brasil da Esperança.