noticias360 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Política

Lula x Bolsonaro: veja a posição dos partidos e de políticos

Legendas definem apoio ou neutralidade para o 2º turno da eleição presidencial, em 30 de outubro.

Publicada em 07/10/2022 às 07:44h | Arthur Stabile, g1  | 110 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Lula x Bolsonaro: veja a posição dos partidos e de políticos
 (Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo)


Os partidos e os políticos passaram a divulgar seus apoios a Lula (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL) para a disputa do 2º turno da eleição presidencial. Candidatos mais votados no 1º turno, o petista e o atual presidente se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.

Após a disputa em 1º turno no domingo (2), parte das siglas já se posicionaram: o PSC decidiu apoiar a reeleição de Bolsonaro, o partido Novo se colocou contra Lula e o PT, mas abriu para seus filiados votarem conforme sua "consciência e princípios partidários".

PDT, de Ciro Gomes, anunciou apoio à candidatura de Lula por unanimidade, conforme divulgado por seu presidente, Carlos Lupi. Segundo Lupi, Ciro "endossa integralmente a decisão do partido", mas não participou da coletiva de imprensa do anúncio.

Minutos depois, Ciro Gomes divulgou vídeo nas redes sociais em que segue a decisão da sigla, mas não disse o nome de Lula em sua declaração de apoio.

Simone Tebet (MDB), que terminou a disputa de 1º turno em terceiro lugar, declarou voto para Lula em 30 de outubro. Já o seu partido optou por se colocar neutro na disputa e liberar os seus filiados a apoiarem Lula ou Bolsonaro.

Outro partido a definir agenda pró-Lula é o Cidadania, que esteve na chapa presidencial de Simone Tebet (MDB). Presidente do Cidadania, Roberto Freire já havia indicado voto em Lula.

Já o PSDB, que tinha a vice de Tebet anunciou neutralidade como legenda na disputa presidencial e liberou diretórios estaduais e seus integrantes a apoiarem o candidato que preferirem.

União Brasil, que teve Soraya Thronicke como candidata no 1º turno, abriu seus diretórios estaduais para declararem apoio como preferirem.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse que o partido vai liberar seus filiados para apoiarem o ex-presidente Lula (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. Por meio do Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que uma parte do PSD carioca fechou apoio a Lula. Paes já defendia a candidatura do petista no 1º turno.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Jornal O Litoral
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (84)99482-9967
Visitas: 306035 Usuários Online: 28
Copyright (c) 2025 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação